‘Special’

Procurando uma série para assistir despretensiosamente depois do almoço, esbarrei com ‘Special’ no catálogo da Netflix. Como eram apenas oito episódios de cerca de quinze minutos cada, parecia o escape perfeito para tempos tão duros de pandemia. Classificada pela própria plataforma como espirituosa e irreverente, a série conta a história de Ryan Hayes, um jovem gay com paralisia cerebral moderada que busca tomar as rédeas da própria vida sem ligar muito para a imagem que os outros têm dele.

A produção americana é baseada no livro autobiográfico ‘I’m special: and other lies we tell ourselves’, lançado em 2015 por Ryan O’Connell, que – além de roteirista – é também o produtor-executivo e o protagonista. Isso tudo confere ainda mais verdade à série, que não evita temas sensíveis como a relação de dependência com a mãe, Karen (Jessica Hecht, em atuação comovente), e a vivência da sexualidade.

Mas quem disse que é preciso se levar a sério para abordar temáticas tão importantes? ‘Special’ tem o mérito de tratar tudo de forma leve, sem medo de ser piegas. É impressionante como o roteiro consegue passear entre a comédia e o drama em episódios tão curtos. Um dos truques para a concisão funcionar é agregar personagens secundários facilmente identificáveis, como a amiga gordinha que usa o humor para autoafirmação, a chefe megera e o gay descolado. Não se preocupe, o elenco bem escalado nos faz perdoar rapidamente o apelo aos estereótipos.

No cômputo geral, a série – dirigida por Anna Dokoza – é uma bem-vinda surpresa. Com domínio completo do personagem (ou seria da própria história?), Ryan O’Connell brilha em cena e faz de ‘Special’ um excelente entretenimento.

Foto: Beth Dubber/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s