‘A casa das flores’

Até quando é possível manter a imagem de família perfeita, daquelas que costumam aparecer em comerciais de margarina de pouco sabor, mas com fotografia e iluminação caprichadas? Este é o esforço de Virginia de la Mora (Verónica Castro), matriarca de uma família rica que é dona de uma floricultura na Cidade do México. Produzida pela Netflix, a série mexicana ‘A casa das flores’ começa no momento em que tudo está prestes a ruir. No aniversário do patriarca, Ernesto (Arturo Ríos), a amante Roberta Sánchez (Claudette Maillé) traz à tona segredos capazes de mudar a história da família.

Criada por Manolo Caro, que também escreve e dirige alguns episódios, a série aposta na grande quantidade de reviravoltas para prender o espectador. Se, por um lado, a estratégia para despertar a curiosidade funciona, por outro, esbarra na dificuldade de criar sucessivos ganchos que sejam tão fortes quanto verossímeis. Em alguns casos (e não vou citá-los aqui para não dar spoiler), as viradas não funcionam e acabam revelando o próprio truque, que deveria passar despercebido para quem assiste.

A série incorpora e atualiza muitos elementos das novelas mexicanas, produto exportado com sucesso por muitas décadas para o mercado latino. E não há qualquer demérito nisto. Estão presentes as atuações mais exageradas (como o estranho modo de falar de Paulina, interpretada pela atriz Cecilia Suárez) e os dramalhões sentimentais, mas com as devidas arestas aparadas para o formato: cada temporada tem cerca de dez episódios de meia hora.

Com tons de comédia ácida e politicamente incorreta, a trama aborda também temas contemporâneos mais sérios e latentes, como sexualidade e identidade de gênero (e desperta críticas ao escalar o ator Paco León para interpretar uma personagem transexual). Com elenco bem azeitado, episódios curtos e sem se levar a sério demais, ‘A casa das flores’ é fácil de maratonar e serve como um bom passatempo.

Foto: Netflix/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s